Hoje, o projeto conta com três companhias de teatro que apresentam quatro diferentes espetáculos escolhidos e elaborados por psicopedagogos e educadores para atender às necessidades de diferentes faixas etárias.
"Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores", garante a coordenadora do projeto, Mariane Weigert.
Os quatro espetáculos são inspirados em textos e canções do repertório folclórico brasileiro. 'Bonequinha de Pano', com texto de Ziraldo, o teatro de bonecos 'Encanta Brasil' e o 'Romance do Pavão Misterioso', da literatura de cordel, misturam música, atuação e a arte dos bonequeiros com temas escolares e que fazem parte do universo de crianças dos seis aos 13 anos de idade.
Já o musical 'Cantar e Viver o Brasil', que aborda temas de vestibular, é dedicado ao público adolescente com linguagem própria desta faixa etária.
"Os espetáculos já foram assistidos por 300 mil alunos de norte a sul do Brasil. E o mais interessante é que algumas dessas crianças jamais haviam assistido a uma peça de teatro", afirma Mariane.
Segundo a educadora Maristher Motta Bello - que participou da elaboração do 'Teatro a serviço da Educação' - o teatro não apenas tem a capacidade de trazer às escolas aprendizado através da fantasia, mas também de formar jovens apreciadores da arte. "Formar platéia é uma das nossas intenções", diz a educadora.
Cada escola visitada por este projeto recebe, com antecedência, cartilhas com os temas das peças e sugestões de como trabalhar os assuntos em salas de aula para que os alunos possam desfrutar da experiência de forma mais intensa e proveitosa. Os espetáculos são oferecidos em caráter beneficente em toca de 1 kg de alimento por espectador.
Experiência nas Escolas
Segundo Maristher Motta Bello, os resultados do 'Teatro a serviço da Educação' são motivadores para que outras escolas realizem trabalhos parecidos. "Os benefícios são muito maiores do que esperávamos. Os professores das escolas que já receberam os espetáculos relatam mudanças de comportamento nas salas de aula como uma maior mobilização dos alunos para a aprendizagem", afirma.
A educadora aponta que mesmo sem receber as peças do projeto, as escolas podem tirar proveito da idéia buscando parcerias com grupos de teatro amador ou profissional que estejam dispostos a trabalhar temas dedicados às crianças.
Outra maneira ainda mais simples e que pode ser desenvolvida por qualquer professor com apoio da escola é trabalhar algumas obras de teatro e literatura brasileira com os alunos em salas de aula. Maristher Bello aconselha que se proponha aos alunos uma investigação a respeito do contexto histórico e regional no qual cada obra foi criada.
A educadora aconselha ainda a elaboração de trabalhos como a construção de bonecos que podem ser usados como personagens em espetáculos realizados pelos próprios alunos.
"Recriar bonecos, pesquisar a história e até cantar as canções do folclore brasileiro instiga o apreciador e o artista que cada criança tem dentro de si", diz ela.
As escolas que tenham interesse de receber o projeto ou elaborar ações pedagógicas inspiradas nele, podem entrar em contato com a Editora Positivo pelo e-mail relacionamentopositivo@editorapositivo.com.br.
Extraido do site Terra:
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